Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor promove dinâmica para alunos desabafarem aflições e angústias

"Dinâmica da empatia", feita em papel, já foi levada para outras escolas do país e até do exterior

Nacional Jovem

No AR em 04/02/2020 - 16:00

Um professor na intenção de ajudar um aluno angustiado, criou uma dinâmica em sala de aula e acabou inspirando centenas de alunos a desabafar. Nesta terça-feira (4), o Nacional Jovem conversou com o professor de Gramática do Colégio Nossa Senhora do Carmo, na Paraíba, e criador desta dinâmica, Rilton Vianna.

Segundo ele, "a história toda começou com um ato de empatia. Daí o nome Dinâmica da Empatia. Um certo dia, eu estava em casa à noite já quando eu recebi uma mensagem de uma aluna em uma rede social que estava preocupada com um colega de sala. Ela havia percebido que ele estava pra baixo, se sentindo excluído, com problemas de autoestima e aí ela me procurou e perguntou o que nós poderíamos fazer. E foi aí que eu pensei em fazer uma abordagem com esse aluno mas não de uma maneira que pudesse deixá-lo desconfortável. Então, na dinâmica eu envolvi a turma inteira e acabei identificando mais de um aluno passando por situações difíceis", conta o professor.

Na entrevista, Rilton explica como funciona a dinâmica que termina com um abraço entre os colegas. "Foi interessante eles perceberem que estavam em um ambiente seguro. Que eles podiam realmente se abrir, expor o que estavam sentindo. Coloquei uma música de fundo. Para minha surpresa até os alunos brincalhões se envolveram, vestiram a camisa mesmo. Pois tudo que eles queriam era ter voz", relembra ele.

A ideia foi tão boa que acabou viralizando nas redes sociais do professor e com isso foi parar em outras escolas. "Algumas celebridades aqui do Brasil repostaram no Twitter como a Taís Araújo, por exemplo. Então, o tema foi ganhando realmente um espaço muito grande. E aí eu acabei tendo contato, desde o ano passado até agora, com pelo menos 1 mil professores do país inteiro. E até alguns professores brasileiros que moram em outros países. Também tive contato de assistentes sociais, pessoas que trabalham com grupos de jovens em reabilitação", diz, surpreso.

Quer saber o que melhorou nessas turmas? Acompanhe a entrevista completa no player acima.

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 04/02/2020 - 16:57 e atualizado em 04/02/2020 - 16:56

Mais do programa