Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Unesco celebra Dia Mundial do Rádio com o tema "rádio e diversidade"

Para o entrevistado, a pluralidade da audiência e dos temas a serem abordados interessa muito justamente para manter, cada vez mais, o rádio vivo

Nacional Jovem

No AR em 13/02/2020 - 16:00

O Nacional Jovem desta quinta-feira (13) comemora o Dia Mundial do Rádio. Em 2020, a campanha da Unesco (órgão das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) traz com o tema: o rádio e a diversidade. Para falar mais sobre a data, Ediléia Martins conversou com o coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Adauto Soares.

"A data foi criada como pedido das Associações de Rádio de todo o mundo, liderada pela Espanha, e acatado pela UNESCO na Conferência Geral de 2011. A celebração se dá com o objetivo de chamar a atenção dos cidadãos para a importância deste meio de comunicação. A importância da atuação do rádio junto as pessoas. Já fizemos ao longo desses anos temas como gênero, jovens e os momentos de crise. Neste ano, o objetivo é fazer com que dentro dos estúdios das emissoras de rádio haja diversidade. Que os idosos tenham espaço de poder opinar sobre a programação e, sobretudo, a diversidade na própria programação. O que é produzido e a linguagem que seja acessível a todos", esclarece Adauto.

Na entrevista, ele acrescenta que "o rádio tem a capacidade de entrar na casa das pessoas nos momentos mais íntimos da família. Sem falar no alcance do rádio em lugares mais distantes, onde nem energia elétrica existe e ainda se usa aquele radinho de pilha. O rádio é muito eficiente e é, sem dúvida, uma mídia fundamental para o mundo". Para Adauto Soares, a internet está dando uma nova roupagem para o veículo que é o podcast. Há também as iniciativas de radioweb, fomentada muita das vezes por jovens. 

Na Rádio Nacional da Amazônia, os ouvintes criam grupos de WhatsApp e participam muito com recados e pedidos de música. "Nós vivemos numa sociedade plural que deve estar refletida dentro da rádio e na programação. Levar informação e cultura é muito importante e um direito de todos", resume Adauto.

Acompanhe a entrevista completa acima. 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 13/02/2020 - 17:55 e atualizado em 13/02/2020 - 17:54

Mais do programa