Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba quando a diversão dos games vira um distúrbio

O psicólogo Raphael Amaral orienta sobre quando acender o sinal de alerta diante de um jovem que gasta muito tempo nos jogos eletrônicos

Nacional Jovem

No AR em 11/04/2022 - 15:41

O Nacional Jovem conversou com o psicólogo Raphael Amaral sobre o vício em games e como perceber quando a diversão se torna um distúrbio que demanda tratamento. "Os jogos sempre foram tema muito interessante do ponto de vista do comportamento, tanto que a gente já tinha diagnóstico para jogos de azar", explica.

Raphael acredita que a pandemia agravou o problema entre os jovens. "Os adolescentes, quem são pessoas que tem um meio social muito abrangente, muito rico, ficaram isolados", constata. "Então os jogos que já aconteciam antigamente se tornaram um refúgio."

O psicólogo esclarece que o diagnóstico de um distúrbio relacionado aos jogos se baseia em três características de comportamento.

"Uma é sobre o controle do tempo de jogo, qual o controle que ele tem sobre aquilo, quanto tempo ele está tendo de jogo", conta Raphael. A segunda, revela, é sobre a prioridade dada aos jogos em relação a outras atividades importantes e, por último, a decisão de continuar no jogo apesar das consequências negativas.

Quer ouvir a entrevista completa no player acima.

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h30 às 15h, pela Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 11/04/2022 - 16:37

Mais do programa