As valvopatias são doenças cardiovasculares e um problema de saúde pública pouco discutido. O Nacional Jovem conversou sobre o tema com a Dra. Ariane Macedo, cardiologia da Santa Casa de São Paulo e membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida.
Ela explica que valvopatias são problemas das válvulas do coração. Segundo a médica, o órgão "tem a função de bombear o sangue para todos os orgãos que precisam". "Para acontecer isso, o sangue precisa passar pelas cavidades, como se fosse pequenos quartos que tem portas que abrem e fecham, essas portas, fazendo uma analogia simples, são as válvulas."
Ariane esclarece que as válvulas podem ser comprometidas por infecções de garganta mal-curadas na infância, ou quando acontecem várias e várias infecções nesse período da vida. Segundo ela, isso pode acontecer com pessoas que "não tiveram a oportunidade de serem atendidas por um médico que fez prescrição de antibióticos, ou não tomou o antibiótico certo, ou não tomou na dose certa e duração certa".
A médica alerta que em geral o problema é diagnósticado quando já é muito tarde. Essa demora "pode levar a problemas muito sérios no coração, até mesmo a necessidade de fazer uma cirurgia de peito aberto para poder trocar essa válvula".
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13:30h às 15h pela Rádio Nacional da Amazônia