Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Instituto Liberta mobiliza passeata digital de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil

Nacional Jovem

No AR em 18/05/2022 - 14:37

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Instituto Liberta está mobilizando uma passeata digital. A Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infantil - chamada “Levante #AGORAVCSABE” - incentiva que as pessoas falem, em formato de vídeo, que já sofreram algum tipo de violência sexual, dando voz às vítimas e trazendo o problema para ser discutido com a sociedade brasileira - dentro das famílias e nas escolas, por exemplo.

Sobre esse assunto, o Nacional Jovem conversou com Luciana Temer, diretora-presidente do Instituto Liberta. Ela é advogada e professora doutora em Direito pela PUC-SP. 

Luciana destaca que identificar o abuso no relato da criança é muito importante, pois a criança tem consciência; ela pode verbalizar, contando o fato de forma coerente e fazendo com que o adulto compreenda.

A entrevistada destaca que hoje já existem muitos livros e filmes que ajudam os pequenos a compreenderem o que é um abuso sexual. Além destas ferramentas, especialistas podem ensinar como se faz essa fala. Luciana esclarece que muitos abusadores se utilizam da ignorância das crianças sobre o que pode ou não pode fazer no corpo delas.

Luciana Temer também informa que os abusos normalmente são praticados por pessoas próximas e, muitas vezes, acontecem dentro de casa, em relações intrafamiliares.

Para participar da ação, basta acessar o site agoravocesabe.com.br, que dispõe de uma plataforma para gravação de vídeos. A frase que os organizadores sugerem que os participantes do movimento gravem é a seguinte: "Violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade. Eu fui vítima e agora você sabe". O vídeo fica salvo no próprio site, que também traz mais informações sobre este tema.

Quer ouvir a entrevista completa? Clique no player acima.

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13:30h às 15h pela Rádio Nacional da Amazônia 

Criado em 18/05/2022 - 17:39

Mais do programa