Você sofre de cólicas fortes durante o período menstural e dores constantes, principalmente durante o ato sexual? Pois esse processo, que pode começar lá na adolescência, pode ser o que conhecemos por endometriose. Que é quando o tecido chamado endométrio, que toda mulher tem dentro do útero, vai parar em outros locais dentro do corpo. Sobre esse assunto, o Nacional Jovem desta quarta-feira (20) conversou com a ginecologista Janaína Ribeiro.
Segundo ela explica: "a pessoa que tem endometriose tem esse tecido no ovário ou na bexiga, e até mesmo no intestino. Muitas mulheres sofrem de cólica por muitos anos achando que é apenas cólica menstrual, quando muita das vezes, são casos de endometriose. A média de diagnóstico é por volta dos 30 anos de idade. Os principais sintomas além da cólica são: dor ao urinar, dor nas relações sexuais, dor para evacuar".
Na entrevista, a obstetra aponta também que a mulher com endometriose costuma ter ainda sangramento em outros órgãos, causando uma reação inflamatória, que gera crises de dor.
De acordo com Janaína, o tratamento mais indicado é suspender a menstruação da mulher, e em alguns casos intervenção cirúrgica. Mas mesmo operando, anos depois pode aparecer novo foco na paciente.
Clique no player acima para conferir a entrevista completa.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h30 às 15h, pela Rádio Nacional da Amazônia.