Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Psiquiatra fala sobre saúde mental na adolescência

Seja no núcleo familiar ou a partir de ajuda profissional é importante que esse jovem seja acolhido

Nacional Jovem

No AR em 19/07/2022 - 14:04

O Nacional Jovem desta terça-feira (19) conversou com o psiquiatra Cláudio Meneghello Martins sobre saúde mental na adolescência e a importância do acolhimento desses jovens. O entrevistado é vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e presidente da Associação Psiquiátrica Cyro Martins (CCYM).

Segundo ele: "a adolescência é uma etapa de transicão psicológica, hormonal e de uma indefinição de rumo envolvida em um pacote de demandas extremamente exigentes. Na fase aguda da pandemia houve muito isolamento, o que agravou quadros de ansiedade e depressão. Pois o adolescente necessita de grupos, de interação. E essa retomada, ressocialização está sendo também um processo de adaptação e adequação das pessoas". 

O acolhimento desses jovens passa por uma integração de ações de identificar quem tem dificuldades maiores como depressão e ansiedade, e se houve algum fator que tenha contribuído para isso. 

"A própria escola e a família podem ajudar e tentar que esse jovem se manifeste sobre o que está sentindo. É importante ter uma abordagem, deixar uma porta aberta e ofertar algum tipo de assistência profissional quando o sintoma for mais intenso", avalia o especialista. 

Ouça mais no player acima. 

Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h30 às 15h, pela Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 19/07/2022 - 15:35

Mais do programa