Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda os riscos da queda no uso de preservativos entre adolescentes

Segundo dados do IBGE, números foram de 72% para 52%, nos últimos dez anos

Nacional Jovem

No AR em 25/07/2022 - 14:05

Dados recentes da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que o uso de preservativos por adolescentes caiu nos últimos dez anos. Indo de 72% para 52%, principalmente, entre alunos do 9º ano do ensino fundamental que já iniciaram sua vida sexual. 

Sobre esse assunto o Nacional Jovem conversou com Ana Trindade, enfermeira coordenadora de pesquisa clínica, mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e membro do grupo de pesquisa IST na Amazônia e Epotena.

Segundo ela, há também a relação da bebida alcoólica com sexo não seguro.

"Existem estudos que comprovam essa relação bebida-sexo com o aumento de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). O que motivou a gente a realizar essa pesquisa? Foi justamente uma tendência nessa população, de 18 a 24 anos, que vem sendo diagnosticada com HIV positivo e Hepative C. O nosso público-alvo foi exatamente a população amazônica periférica e a coleta de dados foi feita tanto nas escolas quanto em unidades de saúde".

Outro achado importante nos estudos, nessa faixa etária de 16 a 24 anos, é que os meninos teriam uma única parceira, já as meninas apresentavam mais de um parceiro sexual.  

Clique no player acima para conferir a entrevista completa. 

Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h30 às 15h, pela Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 25/07/2022 - 15:58

Mais do programa