Dados recentes da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que o uso de preservativos por adolescentes caiu nos últimos dez anos. Indo de 72% para 52%, principalmente, entre alunos do 9º ano do ensino fundamental que já iniciaram sua vida sexual.
Sobre esse assunto o Nacional Jovem conversou com Ana Trindade, enfermeira coordenadora de pesquisa clínica, mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e membro do grupo de pesquisa IST na Amazônia e Epotena.
Segundo ela, há também a relação da bebida alcoólica com sexo não seguro.
"Existem estudos que comprovam essa relação bebida-sexo com o aumento de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). O que motivou a gente a realizar essa pesquisa? Foi justamente uma tendência nessa população, de 18 a 24 anos, que vem sendo diagnosticada com HIV positivo e Hepative C. O nosso público-alvo foi exatamente a população amazônica periférica e a coleta de dados foi feita tanto nas escolas quanto em unidades de saúde".
Outro achado importante nos estudos, nessa faixa etária de 16 a 24 anos, é que os meninos teriam uma única parceira, já as meninas apresentavam mais de um parceiro sexual.
Clique no player acima para conferir a entrevista completa.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h30 às 15h, pela Rádio Nacional da Amazônia.