Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aplicativo Sabe facilita que crianças e jovens denunciem violências

A plataforma além de um chat ainda traz conteúdos em forma de vídeos e textos lúdicos tudo em libras

Nacional Jovem

No AR em 04/08/2022 - 14:00

Um canal fácil para que crianças e adolescentes denunciem violências. Esse é o objetivo do aplicativo Sabe – Conhecer, Aprender e Proteger, que recebeu 179 denúncias até agora neste ano. A plataforma tem conexão direta com o Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Para falar mais sobre esse assunto o Nacional Jovem conversou com a Diretora do Departamento de Enfrentamento de Violações aos Direitos da Criança e do Adolescente, Dra. Maria Leolina Cunha. 

Segunda a Diretora, apenas 6% das crianças acessam o disque 100 para pedir ajuda. A maioria das denúncias vinham das escolas, relata. 

Além disso, ela explica que o aplicativo é voltado para crianças a partir de 6 anos, com conteúdo mais direto e simples, e também para adolescentes a partir de 12 anos. A ideia do aplicativo, esclarece, é tornar as crianças e os adolescentes protagonistas das denúncias, já que na grande maioria dos casos quem comunica a violência é um adulto. 

Para atender essas crianças os profissionais do disque 100 foram treinados e, além disso, as crianças surdas podem ser atendidas via língua de sinais. Qualquer denúncia que viole os direitos da criança pode ser feita através do aplicativo. 

Criança sozinha

O aplicativo Sabe – Conhecer, Aprender e Proteger está disponível para os celulares Android, iOS e também para a internet. 

O programa Nacional Jovem foi apresentado por Taiana Borges. 

Criado em 04/08/2022 - 17:32

Mais do programa