Estão abertas as inscrições para o Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil. O festival reúne 2 das emissoras mais tradicionais do país: a Rádio Nacional e a Rádio MEC. Cada músico poderá inscrever até dois trabalhos por categoria. Mas há um diferencial para a Rádio Nacional do Alto Solimões. Sobre esse assunto, o Nacional Jovem conversou com a coordenadora da emissora, Miss Lene Ferreira.
A regra é que as músicas sejam inéditas e em português, mas, para o Festival da Nacional do Alto Solimões, há uma exceção: moradores da região e da Tríplice Fronteira podem inscrever canções também em espanhol e em diferentes idiomas indígenas. O festival possui cinco categorias: prêmio Rádio MEC de Música Clássica, Infantil, Instrumental, Popular e Melhor Música Regional que poderá ser em diferentes idiomas, inclusive indígena. Os finalistas irão se apresentar na cidade do Rio de Janeiro na Sala Cecília Meireles em dezembro.
"Esta é uma oportunidade única para os finalistas conhecerem o trabalho de outros artistas locais", afirmou a coordenadora.
As inscrições vão até 31 de agosto de 2022 e podem ser feitas através do site festival.ebc.com.br. E também, presencialmente, na sede da Rádio Nacional do Alto Solimões.
Quer saber mais? Ouça a entrevista completa no player acima.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h30 às 15h pela Rádio Nacional da Amazônia.