A entrevista deste episódio do Nacional Jovem foi uma sugestão do ouvinte Raimundo Francisco: o tema é o glaucoma, uma doença ocular que, no mundo, é a principal causa da perda irreversível da visão. Estima-se que cerca de 90 milhões de pessoas, em todo o planeta, sejam portadoras do glaucoma - e, segundo estudos, entre oito e dez milhões estão totalmente cegos em decorrência da doença.
A maior parte das pessoas acometidas pelo glaucoma apresenta um aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular). Quando esta pressão aumenta, ela pode afetar o nervo óptico. O histórico familiar - ou seja, a ocorrência de casos de perda ou problemas na visão na família - é o principal fator de risco para o glaucoma, mas algumas medicações, pequenos traumas, batidas e acidentes que podem ocorrer nos olhos podem influenciar a pressão intraocular.
O glaucoma é uma doença que pode ser prevenida: para isso, é importante fazer a consulta oftalmológica preventiva todos os anos, para prevenção ou diagnóstico precoce - com tratamento ainda no início, evita-se chegar a uma perda irreversível. Um dos principais pontos da consulta com o médico é verificar como está a pressão intraocular e o nervo óptico.
Para saber mais sobre a doença, como evitá-la e como tratá-la, ouça a entrevista com o médico Juscelino Kubitscheck, oftalmologista e especialista em glaucoma.