Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Burnout na docência

Na conversa, ele detalha as formas de prevenção e sobre como o burnout se coloca como um fator de risco para possíveis doenças mentais como, por exemplo, a depressão

Nacional Jovem

No AR em 21/12/2022 - 13:30

Nesta entrevista veiculada pelo Nacional Jovem, o médico, diretor e professor da Faculdade Cenbrap, Marcos Mendanha, fala sobre o burnout entre os professores. Ele é autor do livro O que ninguém te contou sobre burnout.

Mendanha explica o que é a Síndrome do Burnout e quais suas características, à luz do que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS): um estado de exaustão, esgotamento, uma certa apatia em relação ao trabalho, aliados à uma diminuição da eficácia e um sentimento de ineficiência. A síndrome está restrita ao âmbito ocupacional.

Na conversa, ele detalha as formas de prevenção e sobre como o burnout se coloca como um fator de risco para possíveis doenças mentais como, por exemplo, a depressão. "O burnout é o último estágio antes do adoecimento. É um estado de fadiga que deve ser encarado com muita seriedade", defende.

O médico diz que a categoria dos professores é uma das mais estudadas - e o índice de professores que relatam o estado de fadiga em relação ao trabalho é crescente. O que pesa para este sentimento é a falta de reconhecimento associada à docência, bem como uma mudança na relação entre professores e alunos: se antes ela era marcada pelo respeito, agora mais professores relatam maus tratos e até agressões.

Saiba mais na entrevista completa.

Tags:  burnout

Criado em 22/12/2022 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa