Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouvinte da Nacional Amazônia fala de sua pesquisa sobre o rádio

Em sua tese "Geografia da Radiodifusão: segregação socioespacial e a perspectiva da rádio cidadania", André Luiz de Toledo conta como começou sua relação com o veículo

Nacional Jovem

No AR em 13/02/2023 - 14:10

No Dia Mundial do Rádio, celebrado nesta segunda-feira (13), o Nacional Jovem conversou com um dos ouvintes do programa que é também um pesquisador sobre o assunto. 

André Luiz de Toledo é historiador, doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, São Paulo. Seu tema de pesquisa é sobre a "Geografia da Radiodifusão: segregação socioespacial e a perspectiva da rádio cidadania".

Ao discorrer sobre o trabalho, ele pontua sua ligação com o veículo e como começou a ser ouvinte da Rádio Nacional da Amazônia.

"Eu tenho uma influência muito grande de pais e tios que ouviram rádio a vida toda. E de 2013 pra cá, eu deixei de assistir TV fazendo com que o rádio fizesse mais parte da minha vida. Em 2019, durante a pandemia, eu fui orientado pela minha professora Cilene Gomes - orientada pelo grande geógrafo Milton Santos - a estudar mais sobre o assunto. Ela estudou sobre Telecomunicações na região amazônica. E 22 anos depois eu estou dando continuidade a esses estudos mas, principalmente, na área da radiodifusão."

Em sua tese de doutorado, André ressalta ainda o papel da emissora ao mostrar esse Brasil profundo. 

"O Ponto de Encontro é um programa que, sem dúvida, me chamou muito a atenção."

Ouça mais esse papo no player acima. 

Criado em 13/02/2023 - 18:41

Mais do programa