Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Golpe do falso amor: especialista ensina como se proteger nas redes sociais

Entre as dicas: marcar encontros em lugares públicos e verificar o perfil com chamadas de vídeo

Nacional Jovem

No AR em 06/03/2023 - 14:05

O uso criminoso de aplicativos para praticar golpes tem se tornado cada vez mais frequente. E para alertar sobre esses casos, o Nacional Jovem bateu um papo com o executivo de Soluções de Prevenção à Fraude da Incognia, Diogo Sersante. 

Segundo ele, notícias recentes mostram de potenciais crimes financeiros à crimes contra a vida das pessoas. "A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) soltou nota recente que de 9 a cada 10 sequestros cometidos tem origem nesses aplicativos de relacionamento."

E como funcionam os golpes do falso amor? 

"Os criminosos utilizam informação de pessoas em geral, que tem dados abertos como nome, fotos, etc, em redes sociais. Se apropriam dessas informações para criar contas falsas dentro desses aplicativos. Então, o criminoso cria diversas contas diferentes, com nomes e fotos de perfis diferentes, para que ele possa aplicar esses golpes de forma contínua."

Diogo acrescenta ainda que é justamente por essa fragilidade das plataformas de habilitar a criação dessas contas falsas que os usuários legítimos acabam servindo de "presa fácil" para esses golpes. 

Quer dicas de como se proteger? Ouça mais no player acima. 

Criado em 06/03/2023 - 16:28

Mais do programa