Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Número de matrículas de indígenas em universidades é o maior em 10 anos

Levantamento do Instituto Semesp detectou também que a rede privada respondeu por 63% da demanda

Nacional Jovem

No AR em 26/04/2023 - 14:05

Um levantamento do Instituto Semesp, Centro de Inteligência Analítica criado pela entidade que representa as instituições de ensino superior no Brasil, revelou que a participação de povos indígenas no ensino superior brasileiro aumentou 374% entre os anos 2011 e 2021, enquanto o crescimento dessas populações no país foi de 66%.

Para falar mais sobre esse assunto, o programa Nacional Jovem bateu um papo com Lúcia Teixeira, presidente do Semesp.

Segundo ela, esse crescente número de ingressantes no ensino superior é algo a ser comemorado, mas é preciso que estes alunos sejam apoiados para que possam permanecer nas universidades, inclusive com políticas públicas específica para os povos indígenas.

Na entrevista, Lúcia Teixeira destaca também que a rede privada tem sido responsável pela maior parte desses estudantes - mas eles também têm ingressado nas universidades públicas por meio de cotas principalmente- e na modalidade presencial. Entre os cursos mais procurados estão Direito, Enfermagem e Pedagogia. Já entre os cursos de Educação a distância (EAD), Pedagogia e Administração são os que possuem mais alunos.

Confira a entrevista completa no player acima. 

Criado em 26/04/2023 - 16:34

Mais do programa