A violência contra meninas e mulheres não apenas impacta diretamente as vítimas e suas famílias, mas também reverbera na sociedade e na economia como um todo. Maria José Tonelli, professora titular da FGV, doutorada em psicologia social e delegada brasileira na Woman 20, grupo independente de engajamento do G20 Social focado na equidade de gênero e empoderamento econômico das mulheres, conversou com o Nacional Jovem sobre o tema.
Ela participou do 2º Diálogo Nacional W20 Brasil realizado em 22 de abril, em Brasília. O evento teve como propósito fundamental deste encontro é fomentar uma escuta ativa sobre o combate à violência de gênero. "Muitas vezes, por conta dessa violência, elas são impedidas de trabalhar", pondera.
A especialista atenta para o fato de que, de um modo geral, no Brasil, as mulheres respondem pelo cuidado com os lares em mais de 50% das estruturas familiares. "Então isso tem um impacto em cadeia", constata Maria José.
Sobre o evento, ela explica que "esse ano, como é o Brasil que recebe o G20, nós estamos organizando aqui todos os eventos do W20". A ideia é que sejam realizados mais quatro encontros do grupo este ano e, ao final, consolidar uma lista de reivindicações para ser levada ao G20.
Ouça a entrevista completa no player acima.