Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reportagem sobre crise humanitária dos refugiados indígenas venezuelanos warao é premiada no Maranhão

Programa conversou com o jornalista vencedor Ed Wilson Ferreira Araújo

Nacional Jovem

No AR em 20/05/2024 - 14:05

A diáspora dos indígenas venezuelanos warao: dos caños aos semáforos. Esse é o título da reportagem vencedora na categoria webjornalismo do Prêmio MPMA de Jornalismo do Ministério Público do Maranhão 2023. Com o tema a crise humanitária dos refugiados venezuelanos da etnia warao, que vivem acampados em condições precárias em São Luís, o prêmio foi entregue neste ano. 

Essa é a 2ª vez que o jornalista ganha o Prêmio do MP do Maranhão. Sobre esse trabalho, o Nacional Jovem conversou com o jornalista vencedor Ed Wilson Ferreira Araújo. Doutor em Comunicação peça PUC/RS), ele é mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (Abraço-MA) e membro da Agência Tambor.

Sobre a matéria, o professor Ed Wilson destaca: "Em 2023, eu inscrevi essa matéria sobre os refugiados venezuelanos da etina warao que vivem aqui em São Luís em dois alojamentos bastante precários. A gente costuma ver muito esses indígenas, geralmente adultos, mulheres e crianças, nos retornos e semáforos. As pessoas olham e, de certa maneira, até naturalizam. Mas aquela imagem me machucava muito. Então, eu quis saber de onde eles eram e em que condições estavam ali".

Quer saber mais? Ouça a entrevista completa no player acima. 

Criado em 20/05/2024 - 15:00

Mais do programa