Um projeto inovador do Pará está concorrendo, por meio de votação popular via internet, ao Prêmio Espírito Público, que reconhece iniciativas voltadas para a saúde mental de adolescentes. Este projeto surge em um contexto preocupante, marcado pelo aumento significativo de transtornos mentais entre jovens e adolescentes no Brasil.
Quem fala mais sobre o tema com o Nacional Jovem é Fred Melo, diretor executivo da República.org, instituto dedicado a melhorar a gestão de pessoas no serviço público do Brasil. Ele explica que o prêmio é o "Oscar do serviço público" e que esta edição sinaliza uma importância de um olhar direcionada para o problemas.
"31% dos jovens com idade entre 16 e 24 anos já pensaram em algum momento em se ferir, se multilar ou até tirar a própria vida", informa. "Esses números sinalizam o quanto essa temática precisa estar na pauta da agenda e no dia a dia das grandes pessoas que estão pensando a saúde pública"
Um dos três finalistas do Prêmio Espírito Público para a Saúde Mental dos Adolescentes é a equipe do projeto Oficina Papo Cabeça, que realiza ações em escolas no Pará. O programa ouve também Rachel de Siqueira Dias, coordenadora de saúde mental do município paraense de Abaetetuba.
Ouça a entrevista completa no player acima.