E neste clima olímpico, vamos falar sobre uma Olimpíada que aconteceu na Amazônia: a Olimpíada da Juventude da Floresta. Esse evento faz parte do projeto "Dicara" criado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que há 10 anos atua para proteger e garantir os direitos da juventude da floresta.
Para saber mais sobre essa iniciativa, o Nacional Jovem conversou Valcleia Solidade, superintendente de Desenvolvimento Sustentável da FAS (Fundação Amazônia Sustentável).
Por meio do projeto "Dicara - Desenvolvimento Integral da criança e adolescente", ela celebra uma década de transformação socioeducativa para os jovens ribeirinhos. "Só nos últimos seis anos de projeto, foram mais de 18,1 mil pessoas impactadas, sendo 10,3 mil crianças e adolescentes, em 357 comunidades situadas em nove municípios do estado do Amazonas", menciona.
A cada ano, as Olimpíadas e a Copa da Floresta reúnem delegações de jovens atletas ribeirinhos e indígenas para competir em modalidades como futebol, cabo de guerra, corrida de saco, arco e flecha, entre outras.
Quer saber mais sobre o projeto? Clique no player acima para conferir.