Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Queimadas no Brasil: pesquisador comenta como os jovens podem ajudar

Leandro Maracahipes é pesquisador apoiado pelo Instituto Serrapilheira, colaborador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e pesquisador da Universidade Yale, nos EUA

Nacional Jovem

No AR em 11/09/2024 - 14:05

Diante do horror das queimadas que estão acontecendo em todo o país, muitos jovens se perguntam: como ajudar? Sobre esse assunto, recebemos um especialista que é, sem sombra de dúvida, inspiração para jovens cientistas. Ele é conhecido carinhosamente como Maraca, é biólogo e estuda a vulnerabilidade das plantas diante de estresses ambientais, como fogo e seca, buscando decifrar os segredos das interações entre os ecossistemas de savanas e os distúrbios naturais. 

Leandro Maracahipes é pesquisador apoiado pelo Instituto Serrapilheira, colaborador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e pesquisador da Universidade Yale, nos EUA. Neste bate-papo, ele fala sobre a importância da educação ambiental para a preservação dos biomas, como foi seu início na ciência e o que o motivou a seguir na carreira de biólogo.

Neste 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, ele fala também sobre sua pesquisa que constatou que as árvores podem continuar morrendo anos após um incêndio. Todavia, ele também observou que a floresta pode se recuperar com o controle adequado do fogo.

Quer saber mais? Clique no player acima para conferir. 

Criado em 11/09/2024 - 15:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa