No programa Nacional Jovem, Nathália Mendes entrevistou a professora Sofia Lerche Vieira sobre os impactos das mudanças climáticas na educação. A especialista, autora da nota técnica "O impacto das mudanças climáticas na educação, iniciando um debate" (publicada pela Associação D³e, Todos Pela Educação, Instituto Terra Firme e Banco Master) alertou para a urgência do tema - especialmente no Brasil, que sofre com eventos climáticos extremos como chuvas intensas e incêndios florestais. Esses eventos afetam diretamente o acesso, a permanência e a aprendizagem das crianças nas escolas, principalmente as mais vulneráveis.
A professora Sofia Lerche Vieira defendeu a criação de um plano nacional de ação para lidar com as emergências climáticas, que inclua recursos específicos para a educação. Ações como o ensino semipresencial, que surgiram durante a pandemia, poderiam ser adaptadas para garantir a continuidade da aprendizagem em momentos de crise. Escolas com infraestrutura adequada, áreas verdes e projetos de sustentabilidade também são essenciais para garantir o bem-estar de alunos e professores.
A conversa destacou a importância da conscientização da sociedade para a urgência do tema. A COP 30, que acontecerá no Brasil em 2024, é uma oportunidade para o país apresentar propostas inovadoras. A professora convocou a comunidade escolar a se engajar na busca por soluções, transformando as escolas em protagonistas na luta por um futuro mais sustentável.
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