Nesta sexta-feira (26), a coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Iracema Nascimento, falou ao Nacional Jovem sobre o direito à educação inclusiva e sobre a Semana da Ação Mundial, que ocorre entre 21 e 27 de setembro com o tema "O Direito à Educação Inclusiva – Por Uma Escola e Um Mundo para Todos".
Segundo Iracema Nascimento, a Semana da Ação Mundial é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação, que ocorre desde 2003, e que promove a cada ano debates de temas específicos, com o intuito de pressionar os países a monitorar em que ponto o planeta está em relação às metas a serem cumpridas na área de educação estabelecidas no Tratado Educação Para Todos, assinado por mais mais de 100 países, entre eles o Brasil.
De acordo com o levantamento na base de dados dos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), cerca de 140 mil crianças e jovens estão fora das escolas devido a ter algum tipo de deficiência, transtornos de desenvolvimento e autismo. Para a coordenadora, essa é uma situação grave no que diz a respeito à garantia dos direitos à educação no Brasil, embora reconheça que o país já deu saltos em termos de educação inclusiva em escolas regulares.
Iracema, ainda, falou sobre a situação das escolas no país e disse que as condições materiais e humanas ainda são precárias, reconhecendo que apenas 06% dos professores que atuam na educação básica têm formação adequada e específica em educação inclusiva. No entanto, apesar de todas as difulculdades existentes, ela enfatizou que tanto as escolas públicas e privadas não podem recusar a matrícula de pessoas com deficência, seja qual for o nível, sob pena de incorrer em crime previsto na lei 7853/1989.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, pela Rádio Nacional da Amazônia (horário de Brasília) e, às 12h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local). Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.