Nesta terça-feira(28), o programa Nacional Jovem falou sobre o 3º Festival da Juventude Rural, que reúne, nesta semana em Brasília, 5 mil jovens do Brasil e de países latino-americanos que trabalham no campo. Para falar sobre o evento foi convidada a Secretária Nacional da Juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Mazé Morais.
O festival que ocorreu pela primeira vez em 2010, celebra este ano a sua 3ª edição, e traz como tema "Juventude na luta por Terra, Políticas Públicas e Sucessão Rural na América Latina".
Segundo a secretária, o festival este ano acontece em âmbito nacional, e é um espaço em que a juventude têm a oportunidade de trocar experiências, e protestar pela garantia do jovem no âmbito rural. “A juventude quer permanecer no campo, mas com qualidade de vida, educação, trabalho e saúde”, enfatiza a entrevistada.
Durante o festival, várias temáticas serão trabalhadas em painéis como questões relacionadas à terra, a agroecologia, a educação e saúde no campo, conta Mazé.
A secretária também cita que durante o evento serão oferecidas oficinas culturais e pedagógicas, momentos esportivos e no último dia do festival, quinta-feira (30), acontecerá uma atividade denominada como Ato da Juventude Rural, em que os jovens irão para as ruas reivindicar por reformas políticas, sucessão rural, e políticas públicas.
Ela informou ainda que uma carta com cerca de quarenta itens de reivindicações com as pautas dos jovens rurais foi criada e entregue ao Governo Federal, no mês de março. "Espera-se que o retorno sobre as principais solicitações venha agora durante os dias do festival", analisa.
Confira a íntegra da entrevista!!!!
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.