Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo do Acre quer erradicar o analfabetismo no estado

Na próxima sexta-feira (12), o governo acriano lançará o programa

Atualmente, o Acre tem uma taxa de 13,5% de analfabetos, os dados foram coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2012. O Nacional Jovem dessa segunda-feira (8) conversou com o secretário adjunto de Educação e Esporte do estado, Moisés Diniz, sobre o funcionamento do projeto que pretende erradicar o analfabetismo no Acre.

 


Moisés conta que, nos anos 2000, o Acre possuía uma taxa de 24,5% de analfabetos e que a diminuição para 13,5% já foi significativa. Contudo, a taxa atual ainda incomoda o governo e demonstra que o estado precisa da ajuda da população para combater o analfabetismo, afirmou o secretário. Assim, o programa “Quero Ler” se baseia principalmente na convocação da sociedade para participar do projeto, seja cedendo espaços para as aulas ou até mesmo se inscrevendo como professor.

 


“Em qualquer lugar que tenha espaço, nós vamos instalar as salas de aula” , diz Moisés se referindo à participação de instituições como igrejas e sindicatos na força-tarefa do programa. O secretário aponta que a taxa de analfabetismo ainda se mantém pela dificuldade logística que o estado enfrenta. Moisés conta que a população rural e indígena é muito alta em diversos municípios do Acre e isso é uma dificuldade de acesso à educação.

 


Uma solução criada pelo “Quero Ler” é a criação de comitês populares de alfabetização em todos esses municípios. Os integrantes dos comitês tem como função identificar aqueles que precisam ser alfabetizados e aqueles capacitados para alfabetizar para que sejam contratados pelo estado.

 


Para incentivar a população a se inscrever no programa, a Secretaria de Educação e Esporte firmou parceria com estabelecimentos como farmácias, supermercados e consultórios médicos para que esses locais forneçam desconto para os alunos do programa de alfabetização. A meta do programa “Quero Ler” é que, até 2018, mais de 68 mil pessoas sejam alfabetizadas, utilizando a força do movimento social.

 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 08/06/2015 - 19:27 e atualizado em 10/06/2015 - 18:14

Mais do programa