O Brasil foi apontado como um dos países em que crianças mais têm acesso a conteúdos que contêm violência, drogas e pornografia na internet. O programa Nacional Jovem conversou sobre segurança online com a coordenadora do canal de ajuda da Safernet Brasil, Juliana Cunha. A entrevistada deu dicas de segurança na rede e informou os meios de denúncias para crimes cibernéticos.
De acordo com a coordenadora, o Brasil possui 100 milhões de internautas sendo considerado o quarto país em maior número de usuários da rede. “Temos uma superpopulação de jovens que acessam a internet”, conta Juliana, que alerta sobre a importância dos pais acompanharem a vida virtual dos filhos já nos primeiros anos de uso.
Uma pesquisa realizada pela Safernet aponta que nem sempre os pais acompanham os filhos na internet, a coordenadora explica que os pais têm a crença de que os filhos entendem mais sobre o mundo virtual do que eles, “isso é um equívoco” afirma a gestora. Para ela, os pais podem não possuir um conhecimento profundo sobre o mundo virtual, mas são adultos experientes que saberão guiar o filho para agir de forma correta e responsável em ambientes públicos como a internet.
“Falta a percepção de que a internet não é um mundo paralelo, é uma extensão da nossa vida e é como qualquer espaço público, portanto todas as regras de espaços públicos devem valer”, reforça a coordenadora Juliana. Ela afirma que a legislação já avançou muito quando se trata de regular o mundo virtual, como, por exemplo, a criação do Marco Civil da Internet que regula os deveres e direitos das empresas, do governo e dos cidadãos na rede.
A coordenadora do canal de ajuda aconselha os pais a ficarem atentos aos amigos virtuais dos filhos e aos sites que visitam. Afirma que é importante ensinar aos filhos como bloquear e denunciar um conteúdo impróprio. “Sem a mediação, as crianças não sabem como lidar com o risco que vivenciam”, conta.
É importante que o cidadão salve todas as provas do delito caso queira fazer a denúncia, afirma a coordenadora. O canal para realizar a denúncia, que é completamente anônima, encontra-se no site www.denuncie.org.br . A denúncia também pode ser feita pelo disque 100 que é mais um serviço que recebe denúncias de violações de direitos humanos, inclusive da internet.
Além disso a Safernet Brasil oferece um serviço de orientação para pais, jovens e educadores. Trata-se de um chat em que os interessados conversam em tempo real com a equipe da empresa para receber orientações, informações e dicas de como usar a internet de maneira segura e responsável. O chat pode ser encontrado no site www.canaldeajuda.com.br e funciona das 13h às 19h.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.