O Nacional Jovem dessa quinta-feira (6) contou com a entrevista da representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ieda Lazareviciute. A representante afirma que o Brasil conquistou objetivos ambiciosos nos últimos 15 anos como a erradicação da fome e a redução em 25% da pobreza no país.
A Organização das Nações Unidas (ONU) juntamente a lideranças políticas e acadêmicas mundiais se reuniram no ano de 2000 e adotaram o que chamaram de “Declaração do Milênio”. A declaração pontuou oito objetivos de desenvolvimento que os países deveriam cumprir até o ano de 2015. O acordo englobou assuntos ligados à fome, saúde, pobreza, educação e meio ambiente.
“O Brasil alcançou quase todos os objetivos nacionais”, afirma Ieda Lazareviciute. Ela fala ainda que a meta inicial era a redução da fome pela metade, porém o país foi além, e conseguiu erradicar o problema por completo até esse ano.Contudo, ela alerta que não foram todos os objetivos alcançados com sucesso. Por exemplo, a melhoria da saúde materna é um ponto que o país ainda precisa otimizar para cumprir o acordo. Além disso, a desigualdade social também precisa ser superada. “A gente observa indicadores melhores nas áreas centrais quando se compara com lugares mais distantes”, ressalta.
Confira a entrevista completa no player acima.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.
PNUD analisa Relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
ONU faz balanço das ações humanitárias no mundo e no Brasil