Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MA: projeto motiva debates sobre igualdade de gênero

Por meio do esporte, meninas e meninos trabalham espírito de equipe e

Promovido pela Plan International, uma organização não-governamental, o projeto “Gol pela Paz”, voltado para a inclusão de meninas por meio do esporte foi assunto do bate-papo do Programa Nacional Jovem dessa quarta-feira(22).

 

O projeto atende a 758 adolescentes de 13 a 17 anos, sendo meninas e meninos de 18 comunidades, localizadas a 37 km da capital São Luís(MA). O projeto surgiu da necessidade de se trabalhar com meninos e meninas as questões de gênero, explica o educador social do projetor, João Júnior Ferreira.

 

O futebol é praticado segundo uma metodologia chamada três tempos, na qual o 1º tempo é realizado em uma roda de conversa, em que todos se sentam e combinam as regras do jogo. No 2º tempo, ocorre o jogo em si. Já no 3º tempo, os educadores da Plan International, lado a lado com as meninas e meninos, conversam sobre a importância da igualdade entre meninas e meninos no campo de futebol e fora dele.

 

O Bate papo também teve a contribuição da adolescente Jenifer, de 14 anos, participante do projeto, contando sobre o companheirismo que surgiu com os meninos, após o início do projeto. “Quando a gente começou a compartilhar (o futebol), os meninos não tocavam a bola para nós meninas, mas a convivência acabou com o machismo deles”, conta a menina.

 

Quer saber mais, confira a íntegra da entrevista no player acima.

 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site da Rádios EBC.



Criado em 23/06/2016 - 23:35 e atualizado em 23/06/2016 - 20:37

Mais do programa