Para auxiliar a vida dos eleitores, a Justiça Eleitoral vai disponibilizar, para as eleições deste ano, 11 aplicativos para dispositivos móveis – smartphones e tablets (Android e IOS), com funções e serviços diferenciados. Para falar sobre esses aplicativos, o programa Nacional Jovem conversou com o secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Dutra Janino.
Segundo Giuseppe, os aplicativos foram divididos em categorias diferentes, como a prestação de serviço, a fiscalização ou auditoria e a prestação de informações. Ele também destaca que existe aplicativo onde o eleitor pode pesquisar as propostas e os gastos eleitorais de cada candidato, um outro aplicativo que ficou famoso é o Pardal, onde é possível denunciar irregularidades em campanhas e no dia da eleição.
Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima e conheça melhor os aplicativos disponibilizados pela Justiça Eleitoral.
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Rádio Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.
Saiba o que é permitido e proibido nas Eleições 2016
Eleições: qual é o papel do prefeito e do vereador?