O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) escolheu o planejamento reprodutivo ou familiar para as celebrações do Dia Mundial de População, comemorado dia 11 de julho. A Organização das Nações Unidas (ONU) recentemente publicou um relatório mostrando que até 2030 a população mundial será de 8,6 bilhões de habitantes.
A Representante Auxiliar do UNFPA, Fernanda Lopes, afirma que como há a projeção de quase 10 bilhões de pessoas em 2050, é preciso pensar sobre esta questão, e garantir desenvolvimento do pleno potencial de cada indivíduo.
Sobre o Brasil, ela disse que há adolescentes de 10 a 14 anos que engravidam, sendo que mais de 66 mil vivem em uniões estáveis; em 2015, no grupo de 15 a 19 anos, estas adolescentes deram à luz mais de 534 mil nascidos vivos .
Segundo Fernanda Lopes, os preservativos masculino e feminino “têm estado em desuso”, e isso pode gerar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Ouça no player acima.
O Natureza Viva vai ao ar aos domingos, às 6h na Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h nas rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.