Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na trilha dos vendavais que assolaram o RJ, Natureza Viva conversa com o secretário do Observatório do Clima

Segundo ele, nós temos que buscar ações de adaptação às mudanças climáticas

Natureza Viva

No AR em 17/02/2019 - 08:00

Semana passada, o Rio de Janeiro ficou mais de 5 horas em estágio de crise com ventos a 72 km por hora e registro histórico de chuvas na região. Mas nem mesmo o Centro de Operações da Prefeitura (COR) conseguiu se antecipar a tormenta. O sistema Alerta RJ também não deu conta.

Mas será que o fenômeno chegou mesmo de forma inesperada? Segundo o secretário executivo do Observatório do Clima, Carlos Retti, já é possível, no mínimo, termos sistema de alerta. É possível antecipar e alertar a população. Mas em ambos os casos: Mariana e Brumadinho isso não ocorreu.

Sobre esses alertas, ele diz que o Brasil criou recentemente um centro voltado para estudos de desastres naturais chamado Cemaden, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações. Ele foi criado após aquele desastre na região serrana do RJ. Na entrevista, o secretário fala ainda sobre a participação do Brasil no Acordo de Paris entre outras questões ambientais. 

Confira a íntegra da entrevista no player abaixo:

Natureza Viva vai ao ar todos os domingos às 8 horas da manhã na Nacional da AmazôniaNacional de Brasília e Rádio MEC.

Criado em 17/02/2019 - 11:31 e atualizado em 17/02/2019 - 11:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa