Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba quais são os perigos do ataque de escorpião

Como se proteger desse inseto

Natureza Viva

No AR em 16/06/2019 - 10:23

Um homem foi picado por um escorpião amarelo dentro de um cinema de um shopping, em Santa Maria, no Distrito Federal. O animal estava debaixo de uma poltrona, e a vítima chegou a desmaiar de dor após a picada. Para entender mais sobre esses ataques de escorpião, o Natureza Viva entrevista Vilma Del Lama, farmacêutica bioquímica do Centro de Informações e Atendimento Toxicológico (CEATOX) do Samu-DF. "O veneno do escorpião causa bastante dor, uma vez que o veneno é injetado na nossa corrente sanguínea. Dependendo da saúde, da idade e da condição hemodinâmica do paciente, pode ser ainda mais intensa. A mordida pode ser fatal, mas o índice de óbitos é muito baixo. O que pode levar a isso é a falta de um atendimento rápido". 

Vilma ensina que a primeira coisa a se fazer é tratar os sintomas, como a dor. Depois, é importante passar por uma avaliação clínica para determinar se será necessário ministrar o soro. A especialista também conta que o escorpião amarelo é muito comum do Distrito Federal, e o animal prefere locais fechados, úmidos, escuros, que tenham frestas e onde a limpeza não é feita constantemente. "O principal alimento do escorpião é a barata. Lugar onde tem barata e que tenham condições semelhantes a estas são propícios para o surgimento de escorpiões".  

O CEATOX do Samu-DF funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, passando orientações para a população e para médicos que atendem pessoas que sofreram acidentes por animais peçonhentos ou intoxicação por substâncias químicas. Os números de emergência são 0800-644-6774 / 0800-722-6001 ou o celular (61) 99288-9358. 

Tags:  escorpião

Criado em 16/06/2019 - 10:28

Mais do programa