Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Natureza Viva celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas neste 9 de agosto

Racismo contra indígenas ainda é uma realidade, como ocorreu com os

Na edição de Natureza Viva deste domingo (9), a jornalista Mara Régia celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas compartilhando informações sobre a cultura e hábitos dos inndígenas brasileiros. Você irá saber como é a organização social, a distribuição das tarefas nas tribos, o papel de homens, mulheres e crianças. O programa apresenta ainda um caso de racismo envolvendo povos indígenas em Goiás.

Uma mulher se recusou a viajar ao lado de quatro índios da etnia Kayapó que saíam de um encontro de culturas tradicionais na Chapada dos Veadeiros (GO). Os índios foram obrigados pelo motorista do ônibus que os levaria de volta para Plamas-To, a descerem e ficaram largados no meio da rodovia. A organização do evento estuda processar a passageira e a companhia responsável.

De acordo com a ambientalista e militante da causa indígena, Adriana Ramos, do Instituto Sócio-Ambiental, o ocorrido é caso de polícia porque o motorista do ônibus nunca deveria ter deixado os quatro índios Kayapó ficarem na estrada. "Foram dois absurdos, o primeiro, o preconceito da pessoa que se recusou viajar junto com os índios, um preconceito fruto de muita ignorância. O segundo absurdo foi o motorista ter concordado com a vontade da passageira e deixado os outros passageiros na estrada, (sejam índios ou não), porque ele foi cúmplice da vontade de uma passageira racista", afirmou Adriana.

 

 

 

Acompanhe esta entrevista ao programa Natureza Viva, com a jornalista Mara Régia, na Rádio Nacional da Amazônia.

 

 

 

 



Criado em 09/08/2015 - 13:47 e atualizado em 09/08/2015 - 16:32

Mais do programa