Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cooperativa de agricultores apresenta produtos em feira durante jogos indígenas

Os Sentinelas da Floresta têm parceria com quatro etnias indígenas que

Uma cooperativa de agricultores apresenta seus produtos na 2ª Feira Nacional de Agricultura Tradicional Indígena (Fenat), durante os Jogos Mundiais Indígenas, em Palmas (TO). Os Sentinelas da Floresta representam os agricultores do Vale do Amanhecer, a Copavan, que tem parceria com quatro etnias indígenas: Apiacá, Caiabi, Mundurucu e Cinta Larga, extrativistas da Castanha do Brasil.

 

Segundo o engenheiro agrônomo Paulo César Nunes, que representa os Sentinelas da Floresta, existem nessa região de terras indígenas, do bioma Amazônia, nos municípios de Juruena, Apipuanã e Juara, imensos castanhais nativos, e os povos tradicionais dessa região já fazem o extrativismo dessa amêndoa há séculos, tiram de lá sua alimentação e, de algum tempo para cá passou a ser uma atividade que gera renda para as famílias da região.

 

Acompanhe mais informações sobre os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

 

Paulo César Nunes diz que as castanheiras do Brasil, árvores muito antigas, em que a Embrapa identificou, com 500 a mil e 200 anos, e daí vem a importância desse alimento nutritivo e rico que está a disposição do homem e plantadas por indígenas que viveram naquela região, um legado que ficou para esta geração.

 

Saiba mais sobre a castanheira do Brasil e as propriedades de sua amêndoa, nesta entrevista ao Natureza Viva, na Rádio Nacional de Brasília.

 

O programa vai ao ar todos os domingos, às 8h (horário de Brasília), nas rádios Nacional de Brasília, Nacional e MEC AM do Rio de Janeiro e Nacional do Alto Solimões.



Criado em 26/10/2015 - 09:25 e atualizado em 26/10/2015 - 08:45

Mais do programa