Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os riscos e tratamentos para a apneia do sono

Especialista fala do distúrbio, caracterizado pelo ronco alto e

No primeiro dia do horário nacional de verão (18), o Natureza Viva falou da apneia do sono, um distúrbio caracterizado pelo ronco alto e pausas respiratórias de 10 segundos entre um ronco e outro.

 

De acordo com o Professor Doutor da Faculdade de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) no DF, José Carlos Quinaglia, um dos mecanismos de diagnóstico baseado em critérios clínicos é a largura do pescoço. Mulheres com largura acima de 37 centímetros e homens que possuam a circunferência do pescoço maior que 43 centímetros devem ficar atentos, pois isso pode ser um sinal que mereça atenção.

 

José Carlos Quinaglia falou dos tipos de apneia e de quais pessoas são mais sucessíveis a ter o distúrbio. Segundo ele, a doença tem relação com a obesidade e pode aumentar o risco de arritmias e insuficiência cardíaca, além de demência.

 

As pessoas que possuem apneia têm o sono fragmentado, dormem, mas não descansam. O alerta do médico é para que os pacientes que sofram deste mal não usem qualquer remédio para dormir, pois medicamentos indutores do sono podem deprimir ainda mais o sistema respiratório e piorar a situação. Segundo ele, é importante consultar um especialista em sono, pois existem medicamentos específicos.

 

O médico falou ainda da dificuldade de adaptação à máscara e o constrangimento que o uso dela causa em alguns pacientes, mas ressaltou a melhora que ela proporciona na qualidade de vida das pessoas que tem apneia. 

 

Confira na íntegra a entrevista clicando no player acima.

 

Os domingos começam com muita informação e debates sobre sustentabilidade nas Rádios EBC. É o Natureza Viva, que, a partir da Nacional da Amazônia abre espaço nas ondas sonoras das rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional do Alto Solimões e MEC AM Rio para discussões entre lideranças rurais da Amazônia, como ribeirinhos, pescadores, seringueiros, quebradeiras de coco babaçu, trabalhadores extrativistas, indígenas, associação de jovens e de mulheres, além de dicas para preservação do meio ambiente. Conheça um pouco mais sobre os biomas brasileiros nesta grande rede, todo domingo, às 08h - e no horário local da Nacional do Alto Solimões às 06h. A apresentação é de Mara Régia.



Criado em 18/10/2015 - 13:11 e atualizado em 19/10/2015 - 17:37

Mais do programa