A professora e doutora em Ciência da Educação da Universidade de Brasília (UnB), Vera Lessa Catalão, fala sobre a importância da conscientização e uso racional da água.
"A partir do momento em que a gente passou a ter água encanada, passou a ser uma ilusão muito grande na nossa vida. Então a gente acha que a água da torneira vai durar para sempre e desconstruir essa ideia é um trabalho muito importante de educação, para a tomada de consciência do limite desse elemento tão vital", explica.
Segundo Vera Lessa, a atual crise hídrica que atinge a população do Distrito Federal já era previsível, "nós já estávamos naquele momento de estresse hídrico". Ela afirma que o racionamento poderia ter começado mais cedo.
O racionamento de água no DF começou no dia 16 de janeiro. De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), haverá um "rodízio" entre todas as regiões que são abastecidas pelo reservatório do Descoberto, o maior da capital. O corte no fornecimento estava autorizado desde 10 de novembro e não tem data prevista para terminar.
Ouça íntegra da entrevista no player acima.
O Natureza Viva vai ao ar, no domingo, às 8h, pela Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação: Mara Régia.
Crise hídrica exige mudança nos padrões de consumo de água