Estamos na semana de comemoração dos 250 anos de Ludwig van Beethoven, um dos maiores gênios da música ocidental de todos os tempos. E no Ópera Completa deste domingo (13), confira uma das principais gravações de sua grande obra-prima “Fidelio com Christa Ludwig, Jon Vickers e regência de Otto Klemperer.
Beethoven é considerado um dos pilares da música ocidental. Ele revolucionou a linguagem musical de sua época, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. O compositor alemão, que inaugurou o período Romântico, escreveu e aprimorou diferentes gêneros musicais, como concertos, sonatas, quarteto e as suas famosas sinfonias. A sua única ópera, Fidélio, é considerada uma verdadeira obra prima e uma das óperas mais famosas e executadas em todo o mundo.
Composta por 2 atos e 3 cenas, Fidelio possui libreto de Joseph Ferdinand Sonnleithner e posterior revisão de Georg Friedrich Treitschke. A história de Fidelio tem inspiração na peça Lénore ou L'Amour Conjugal de Jean-Nicolas Bouilly, e sua estreia ocorreu em novembro de 1805 no Theater an der Wien, na cidade de Viena.
O programa traz um álbum de 1962, considerado por alguns críticos como a melhor gravação da ópera Fidelio. O disco conta com a regência de Otto Klemperer, que foi um grande especialista do repertório alemão, e especialmente de Beethoven. Ele reuniu, para esse projeto gravado em estúdio, um elenco de peso, com destaque para a mezzo-soprano alemã Christa Ludwig, que posteriormente se tornou uma das principais intérpretes da personagem Lenore.
Ouça a MEC FM:
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.