O Ópera Completa deste domingo (13), em celebração à Semana das Crianças, apresenta a ópera “A Bela Adormecida”, de Engelbert Humperdinck.
Composta por três atos, a ópera “Dornröschen”, ou A Bela Adormecida”, é uma das mais importantes óperas de Humperdinck, e une a tradição dos contos de fadas com a linguagem musical romântica. O libreto da ópera é uma adaptação da clássica história de "A Bela Adormecida", e foi escrito pelas escritoras de contos de fadas Elisabeth Ebeling e Bertha Lehrmann-Filhés. A narrativa foi moldada para o formato de ópera, incorporando diálogos que foram posteriormente revisados por Ralf Eger. Essa colaboração resultou em um texto que combina elementos de fantasia e drama, essencial para o desenvolvimento dos personagens e da trama.
Entre os temas centrais que observamos na narrativa, podemos destacar o amor verdadeiro, a luta entre o bem e o mal, e a interconexão entre as gerações, simbolizada pelos anéis ancestrais que a personagem Aurora recebe. A ópera teve a sua estreia em 11 de dezembro de 1902 no Stadttheater em Frankfurt, com o próprio Humperdinck na regência.
Saiba mais no Ópera Completa. Domingo, às 17h, na Rádio MEC.