O Faixa Musical apresenta semanalmente três resenhas musicais sobre álbuns clássicos e grandes lançamentos da MPB. Nas próximas edições inéditas, transmitidas durante a programação da Rádio MEC, o programa destaca os álbuns Turibio Santos em Paris: Os Anos Erato, Serranias do sanfoneiro Theo Lustosa, e Gil Moreira de Aline Barr.
Lançado em 2020, o novo álbum duplo de Turibio Santos marca o relançamento de dois álbuns lançados na década de 70 pelo artista. O projeto é um apanhado da trajetória do violonista maranhense, com faixas inteiramente dedicadas à música espanhola. O músico tem seu trabalho reconhecido internacionalmente desde 1965, quando recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional da ORTF (Rádio e Televisão Francesa).
Serranias é o primeiro trabalho solo do sanfoneiro e compositor Theo Lustosa. Lançado em janeiro de 2021, o álbum possui oito músicas, todas de autoria do artista e de parceiros, e ilustra a sonoridade e a diversidade da música brasileira. Antes de lançar o disco, Theo produziu os três álbuns da banda Menina do Céu, grupo do qual também faz parte. Um dos destaques deste CD é o dueto realizado por Zeca Baleiro e Dominguinhos, fruto da colaboração entre Lustoza e Paulinho Motta.
Ouça na íntegra essa edição do Faixa Musical no player acima.
O novo álbum da cantora Aline Barr também é tema da resenha semanal. Lançado em janeiro de 2021, o disco Gil Moreira escancara uma homenagem aos grandes músicos brasileiros Moraes Moreira e Gilberto Gil.
Faixa Musical tem apresentação de Glaucia Araújo e roteiro e edição de Marcia Leticia. Ouça todas essas resenhas musicais a partir da próxima segunda-feira (8) na programação da Rádio MEC.