O Concerto MEC desta terça-feira (20) destaca os 135 anos do poeta pernambucano Manuel Bandeira, nascido em Recife, no dia 19 de abril de 1886.
Bandeira é considerado parte da geração modernista de 1922, junto com João Cabral de Melo Neto, Gilberto Freyre, Clarice Lispector e Joaquim Cardozo, o melhor da literatura de Pernambuco.
O poema Os Sapos foi o ponto alto da Semana de Arte Moderna de 1922, e é uma crítica corrosiva aos poetas parnasianos que ainda dominavam o gosto brasileiro naquela época, pela poesia.
Bandeira tinha relação forte com a música, tocava piano e violão, e seu primeiro livro teve seu nome inspirado na peça para piano de Schumann: Carnaval.
Entre os parceiros musicais de Manuel Bandeira estão Jayme Ovalle, Francisco Mignone, Osvaldo Lacerda e Heitor Villa-Lobos.
Ele trabalhou na Rádio MEC, escrevendo crônicas para o programa Quadrante, junto com os colegas Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino e Clarice Lispector.
O poeta trouxe para a Rádio MEC a professora Clarice Berardinelli, especialista em Literatura Portuguesa, deixando um legado de programas sobre a obra de Fernando Pessoa.
Ouça a MEC FM no player.
O Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta, ás 12h05, na MEC FM.