Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quais os obstáculos do apagão de vacinas no mundo?

Professora do COPPEAD/UFRJ fala sobre os gargalos na gestão dos insumos e também na logística do setor

No AR em 01/06/2021 - 14:30

Quais os maiores desafios e gargalos em relação a vacina e a gestão dos insumos? E quais possíveis medidas poderiam ser feitas para diminuir esse gap? Para entendermos melhor esse assunto, o Tarde Nacional conversou com Cláudia Araujo, professora e chefe da área de Operações, Tecnologia e Logística do COPPEAD/UFRJ, e coordenadora do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde. Segundo ela, o Brasil por ser um país de grandes dimensões traz desafios como o da distribuição assim como da infraestrutura necessária para condicionar as vacinas. 

"O SUS é muito eficiente em termos de distribuição, mas a pandemia pegou todo mundo de surpresa e na medida que vamos entendendo a necessidade de cada uma das vacinas vão havendo esses ajustes. É importante quando se fala em saúde, falar em políticas sociais e cidadania. É muito difícil falar em saúde sem consciência pública e educação em termos de saúde pública e prevenção. Pois está tudo muito integrado: saúde, educação e políticas sociais!", observa Cláudia. 

Ainda segundo ela, na entrevista, é fundamental destacar como é importante que o Brasil se torne independente em termos de novas tecnologias já que ainda existe muita dependência dos países ricos. No momento, estão sendo feitas várias pesquisas com instituições como a Fiocruz sobre o que se pode aprender sobre essa pandemia.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília

Criado em 01/06/2021 - 15:41