Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista fala sobre a importância do brincar

Segundo consultora de infância e educação do Instituto Alana é por meio dessa atividade que a criança se desenvolve de forma plena, integral e saudável

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 12/10/2021 - 13:30

Neste Dia das Crianças, o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. A entrevistada foi a consultora de infância e educação do Instituto Alana, Ana Claudia de Arruda Leite.

Segundo ela, o brincar é inerente à criança, e é por meio dessa atividade que ela se desenvolve de forma plena.

“Ela consegue se desenvolver do ponto de vista corpóreo, motor, todas as habilidades físicas, como também no desenvolvimento socioemocional. Ela trabalha a capacidade, por exemplo, de dividir, de ser solidária, de conseguir perceber o lugar do outro, que é a empatia; de conseguir lidar com suas frustrações porque ela quer determinado brinquedo e outro amigo vai usar primeiro. Então, ela consegue por meio do brincar ter esse desenvolvimento pleno, integral e saudável. Então, nas brincadeiras, não somente nesses momentos em que ela está brincando junto com um adulto ou com outra criança, mas também quando ela está brincando sozinha e com a natureza”, disse.

Na conversa, a especialista falou também do papel essencial dos adultos de estimular as crianças e proporcionar condições favoráveis para que o brincar livre ocorra da melhor forma possível. Brincar ao ar livre, por exemplo, em contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento infantil. 

Quer saber os pontos positivos e negativos do impacto da pandemia sobre as famílias e o brincar? Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 12/10/2021 - 15:00

Mais do programa