Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC destaca a estreia da ópera Dárdanus, de Rameau

Programa também mostra a peça Pompa e Circunstância número 1, de Elgar

Concerto MEC

No AR em 19/10/2021 - 12:05

O Concerto MEC desta terça-feira (19) destaca as estreia da ópera Dárdanus, de Rameau, em 1739. Programa também mostra a peça Pompa e Circunstância número 1, de Elgar, em 1901. 

O programa começa com a tragédia musical Dárdanus,  ópera séria de Rameau, baseada na mitologia grega, sobre o amor proibido do jovem guerreiro Dárdanus e Iphise. A estreia da ópera foi em 1739, na Academia Real de  Música, em Paris, mas não agradou ao público. 

Mesmo trazendo uma obra de grande riqueza musical, Rameau enfrentou diversas críticas ao libreto, mas não desistiu de investir em sua obra. Após diversas revisões, Dárdanus estreou novamente em 1769, com grande sucesso de crítica, e se tornou uma das maiores obras de Rameau. 

O pianista russo Emil Gilels nasceu em 19 de novembro de 1916 em Odessa, na Ucrânia, dando seu primeiro concerto aos 12 anos. 

Emil Gilels abriu o caminho do ocidente para a geração de músicos do pós-guerra da União Soviética, como David Oistrakh, Svistoslav Richter e Mstislav Rostropovich. 
    
Gilels foi um dos primeiros artistas autorizados pelo governo soviético a viajar pelo Ocidente divulgando a cultura russa, e estreou nos Estados Unidos em 1955, com a Orquestra de Filadélfia regida por Eugene Ormandy. 

As marchas pompa e das circunstâncias opus 39 são uma série de cinco marchas para orquestra compostas por Sir Edward Elgar .mAs quatro primeiras foram publicadas entre 1901 e 1907, quando Elgar estava na casa dos quarenta anos. A quinta foi publicada em 1930, alguns anos antes de sua morte, e a sexta publicada postumamente. //

A mais conhecida , Pompa e Circunstância número 1 In ré maior, teve sua estreia, junto com a Marcha número 2 em Liverpool em 19 de outubro de 1901, com Alfred Rodewald regendo a Sociedade Orquestral de Liverpool. 

Ouça a MEC FM no player.

iframe width="340" height="115" src="https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-mec-fm---rio-de-janeiro" frameborder="0" allowfullscreen>

Tags:  Dárdanus Elgar

Criado em 19/10/2021 - 09:30

Mais do programa