Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cuidado e o cultivo na época correta garantem boa pastagem

Criador do gado Caracu Mocho fala de sua experiência com a raça e como obter pastagens na época da seca

Brasil Rural

No AR em 20/10/2021 - 06:52

O pecuarista Fábio Castro Loureiro, criador do gado Caracu Mocho, no sul do estado do Paraná, falou ao Brasil Rural sobre suas experiências tanto na criação da raça como conseguir uma boa pastagem na época da seca.

Segundo o pecuarista, a criação do gado Caracu Mocho vem de uma tradição familiar que iniciou com seu avô, e com isso lhe trouxe a competência para a criação e melhoria da raça. A criação começou em 1916 com seu trisavô e na linhagem mocha em 1970 com seu pai, Inácio Loureiro.

"O gado é descendente dos grupamentos bovinos da Península Ibérica, principalmente o gado de origem portuguesa, sendo um europeu 'tropicalizado', taurino tropical, adaptado ao Brasil, com aproximadamente 500 anos. Então, é um gado adaptado, uma raça crioula brasileira. E em geral é de temperamento dócil", afirmou.

Ainda de acordo com Fábio, sua criação é toda feita com os animais no pasto. E para que tenham pastagem na seca, a técnica usada é a pastagem de inverno com a integração lavoura pecuária. Essa pastagem de inverno é anual e sazonal. Os animais entram no pasto desde o início de junho e saem no final de outubro, início de novembro. Essa mesma área é destinada para soja e milho no verão.

"É um consórcio de pastagem com 30% azevém e 70% de aveia.  Elas se complementam nessa proporção, e dai conseguimos anualmente essa pastagem de inverno." Complementa o pecuarista.

Ouça a entrevista no player acima.

Tags:  Pecuária lavoura

Criado em 20/10/2021 - 07:08

Mais do programa