Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia o compositor Johann Nepomuk Stamitz

Dentre suas composições destacam-se sinfonias, concertos para violino e lado, mais de cinquenta quartetos de cordas e numerosas obras de câmara

Concerto MEC

No AR em 25/11/2021 - 16:48

O programa desta sexta-feira (26) destaca o nascimento do compositor Johann Nepomuk Stamitz em Havlickuv Brod, na República Tcheca, durante uma visita da família em novembro de 1750. 

Stamitz e seu irmão Carl receberam sua primeira instrução de violino com o pai, Johann. 

Em 1757, após a morte do pai Stamitz e o irmão foram aceitos como alunos de Christian Canabich, um ex-aluno do pai de Stamitz. 

Em 1770, Stamitz foi a Paris, onde se estabeleceu e onde tocou, entre 1782 e 1789, na Orquestra da Corte do Rei em Versailhes, conseguindo o título de Ordinaire de la musique du roi. 

Compositor, violinista e violista, Johann Nepomuk Stamitz era filho de Johann Stamitz, e tornou-se violinista da Orquestra de Mannheim em 1764. 

Havlíčkův Brod, cidade natal do compositor alemão Johan Nepomuk Stamitz

Havlíčkův Brod, cidade natal do compositor alemão Johan Nepomuk Stamitz (Foto:Petr Novák/Wikipedia/CC BY-SA 3.0) 

Dentre suas composições destacam-se sinfonias, concertos para violino e lado, mais de cinquenta quartetos de cordas e numerosas obras de câmara. 

A Escola de Mannheim, onde Stamitz tocava violino, era famosa pelos compositores que escreviam para sua orquestra, como o pai de Stamitz que fora o criador da Instituição. 

Mannheim ficou especialmente conhecida pela excelente disciplina e pelo talento individual de seus instrumentistas, chamados pelo especialista em História da Música Charles Burney de Exército de Generais. 

Ouça a MEC FM no player:

Criado em 25/11/2021 - 16:48

Mais do programa