Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Levantamento retrata a dura realidade vivida pelos catadores

O Anuário da Reciclagem 2021 mostra dados sobre a situação dos catadores e de suas organizações

Revista Brasil

No AR em 07/02/2022 - 11:30

O Anuário da Reciclagem 2021 é um levantamento feito pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e pelo Instituto Pragma. Este estudo traz informações da categoria, como quantidades e tipos de materiais recicláveis recuperados, renda média e faturamento anual dos catadores e suas organizações.

Sobre esse tema, o Revista Brasil entrevistou Dione Manetti , presidente do Instituto Pragma, responsável pelo Anuário.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Segundo o presidente, é um grande desafio para compreender e identificar a realidade dos catadores no Brasil, no que diz respeito à coleta e à destinação de materiais para reciclagem. De acordo com ele, todo estudo feito até hoje ainda é pequeno, mas é o inicio de um grande trabalho.

“Foi uma situação bastante crítica que as Associações dos Catadores vivenciaram no primeiro trimestre de 2020, por conta da pandemia, houve interrupção de diversos serviços públicos, relacionados às coletas seletivas, que impactaram diretamente as cooperativas", diz. Os catadores conseguiram se manter pela solidariedade expressa por empresas e pessoas que participaram de campanha de apoio aos catadores”, relata Dione.

Criado em 07/02/2022 - 15:12

Mais do programa