Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Três grandes instrumentistas viram trilha sonora no Concertos MEC

A flautista francesa, radicada no Brasil, Odette-Ernst-Dias, a pianista brasileira Clara Sverner, e a violinista norte-americana Hilary Hahn fazem a trilha sonora do dia

Concerto MEC

No AR em 08/03/2022 - 12:05

O programa desta terça-feira (8) é dedicado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no Dia 8 de março. Por isso, o Concertos MEC homenageia três grandes instrumentistas: a flautista francesa, radicada no Brasil, Odette-Ernst-Dias, a pianista brasileira Clara Sverner, e a violinista norte-americana Hilary Hahn. 

A flautista Odette Ernst-Dias formou-se no famoso Conservatório de Paris, onde recebeu o prêmio especial em flauta. Veio para o Brasil trazida pelo maestro Eleazar de Carvalho, em 1952, para integrar a Orquestra Sinfônica Brasileira, e em seguida a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC. 

Odette se dedica até hoje à pesquisa e ensino de música e às atividades como flautista.

A pianista brasileira Clara Sverner, nascida em São Paulo, teve sólida formação com José Kliass. Ela se aperfeiçoou em Genebra e em Nova York e iniciou sua carreira como pianista internacional ao ganhar o prêmio Wilhelm Backhaus. Clara foi indicada duas vezes ao Grammy Latino pelo CD Chopin, com Clara Sverner, e pelo volume 3 das Sonatas de Mozart. 
    
A violinista norte-americana Hilary Hahn nasceu na Virgínia, nos Estados Unidos, ce começou a estudar violino aos três anos de idade. Aos dez, Hilary entrou para o Instituto Curtis da Filadélfia. Sua estreia como solista foi em 1991 com a Sinfônica de Baltimore, e pouco depois passou a se apresentar com orquestras do mundo todo. 


    
    


 

Criado em 08/03/2022 - 10:31

Mais do programa