Na véspera dos 90 dias que marcam a invasão da Rússia na Ucrânia, o Viva Maria se dispõe a ampliar a rede de mulheres pela paz ao redor do mundo, ouvindo a guerreira Leila Linhares Barsted.
Ela é a sétima personagem da série que estamos produzindo desde abril com o objetivo de fazer ecoar a solidariedade que nos une em prol das vítimas dos bombardeios, da fome, da destruição e da morte.
Nossa preocupação se estende igualmente aos profissionais da saúde que para além do cuidado com os feridos , se arriscam em denunciar ao mundo a barbárie que vivem dentro na emergência dos hospitais . Foi o que fez a paramédica ucraniana que usou uma câmera de video acoplada no alto de sua cabeça para documentar o massacre do povo ucraniano.
Yuliia Paievska entregou aos jornalistas o cartão de memória com as imagens capturadas por ela durante o atendimento aos feridos na cidade de Mariupol e acabou pagando um preço muito alto por sua coragem! Ela foi capturada pela Rússia e até o fechamento desta edição não conseguimos noticias sobre o paradeiro de Taira como ela também é conhecida.
Torcemos para que ela consiga fugir do inferno que está sendo imposto pela Russia a todos prisioneiros de guerra.
E quem compartilha essa nossa expectativa diante da guerra na Ucrania é a advogada Leila Linhares Barsted , brasileira guerreira da paz.
Ouça a entrevista no player acima