Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça "A danação de Fausto", em homenagem aos 220 anos de Hector Berlioz

O Ópera Completa uma premiada gravação com os solistas Karen Cargill, Bryan Hymel, Christopher Purves e Gábor Bretz

Ópera Completa

No AR em 10/12/2023 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (10) celebra os 220 anos de Hector Berlioz com uma premiada interpretação de sua obra, "A Danação de Fausto". 

Nascido na França, em 11 de dezembro de 1803, Hector Berlioz foi um dos principais nomes da fase inicial do romantismo. Sendo muitas vezes considerado o grande gênio herdeiro de Beethoven. A sua obra “A danação de Fausto” é, na verdade, uma composição musical para quatro solistas, coro e orquestra, que o compositor classificou como uma “lenda dramática”. 

Inspirado no poema dramático "Fausto" de Goethe, o compositor dividiu a obra em quatro partes, conferindo-lhe uma singularidade que transcende as fronteiras entre ópera, cantata e oratório. Talvez devido a essa natureza híbrida, "A Danação de Fausto" não foi plenamente compreendida em sua estreia na Opéra-Comique de Paris, em 6 de dezembro de 1846, resultando em prejuízo para Berlioz. O merecido reconhecimento só veio quando a obra foi apresentada em formato de concerto. Atualmente, a obra é apreciada tanto em produções operísticas quanto em salas de concerto. 

Entre as passagens mais conhecidas de “A danação de Fausto”, de Berlioz, podemos destacar a “Marcha Húngara”, o “Ballet des sylphes” e o “Menuet des follets”, todas exclusivamente instrumentais. O programa traz uma das principais gravações dessa ópera, que foi destaque na Record Review e nomeada para a International Classical Music Awards de 2019 como melhor disco de ópera. O álbum conta com os solistas Karen Cargill, Bryan Hymel, Christopher Purves e Gábor Bretz, além do Coro e a Orquestra Sinfônica de Londres, sob a regência de Sir Simon Rattle. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 07/12/2023 - 21:27

Mais do programa