O programa Ópera Completa deste domingo (3) traz uma premiada gravação de “Falstaff”, de Giuseppe Verdi.
A ópera cômica em três atos “Falstaff” foi a última obra do gênero composta por Verdi. Após construir uma carreira mundialmente reconhecida por suas óperas trágicas, como “Rigoletto”, “Il Trovatore” e “Ainda”, Verdi surpreendeu o público ao criar uma obra cheia de leveza e humor. O libreto foi escrito por Arrigo Boito e é baseado nas peças “As Alegres Mulheres de Windsor” e “Henrique IV”, de Shakespeare. A ópera narra as aventuras do boêmio e fanfarrão Sir John Falstaff, explorando de forma cômica e envolvente alguns sentimentos humanos bastante complexos, como a vaidade, o amor e a ganância.
A estreia de Falstaff aconteceu no Teatro alla Scala, em Milão, em 9 de fevereiro de 1893, sendo um grande sucesso tanto com o público quanto com a crítica. Na plateia, encontravam-se personalidades de destaque, como o poeta Giosuè Carducci, o dramaturgo Giuseppe Giacosa, além dos compositores Pietro Mascagni e Giacomo Puccini
No programa, confira uma importante gravação de “Falstaff”, vencedora do Grammy Awards de 2005, com Michele Pertusi, Ana Ibarra e regência de Sir Colin Davis.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 17h, na Rádio MEC.