Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Músicos do Amazonas imprimiram sua marca na lambada

Pesquisador Bernardo Mesquita destaca a importância de Teixeira de Manaus e dos artistas do estado para consolidação nacional desse estilo

Mosaico

No AR em 25/01/2024 - 13:30

A lambada é um gênero musical que fez muito sucesso em todo o país até o início dos anos 90. Ela nasceu no estado do Pará, mas o que pouca gente sabe é que os músicos do Amazonas também tiveram papel fundamental na produção e divulgação desse estilo.

No dia 18 de janeiro, quando a Amazônia dava seu último adeus ao saxofonista Teixeira de Manaus, o pesquisador e professor de História da Música Brasileira pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Bernardo Mesquita, falou ao programa Mosaico sobre a importância não só de Teixeira – que ficou mais conhecido como Rei do Beiradão – mas também de tantos músicos amazonenses, entre eles Admilton do Sax, Chico Cajú e Oséas – que atuaram na indústria fonográfica da época, deixando suas marcas coletivas e individuais nas gravações.

Bernardo Mesquita é autor do livro "Das Beiradas ao Beiradão: a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas"; coordena o projeto "Música de Quintal" e o canal "Música na Práxis" no YouTube, onde divulga a música do Amazonas e seu trabalho como pesquisador musical.

Criado em 25/01/2024 - 14:32

Mais do programa